Direito Internacional e Ditaduras: a relativização da soberania estatal diante de violações massivas de direitos humanos
Introdução
Durante séculos, a soberania estatal foi concebida como um dos pilares absolutos do Direito Internacional. Cada Estado, dentro de seu território, exerceria poder supremo, independente e imune a interferências externas. Esse paradigma, contudo, sofreu profunda transformação ao longo do século XX, especialmente após as duas guerras mundiais e a consolidação do sistema internacional de proteção aos direitos humanos.
No contexto contemporâneo, tornou‑se juridicamente insustentável sustentar que regimes ditatoriais, responsáveis por violações sistemáticas e massivas da dignidade humana, possam escudar‑se no princípio da soberania para evitar responsabilização internacional. O Direito Internacional moderno não protege governos, mas pessoas. E onde há tirania institucionalizada, desaparece a legitimidade jurídica do exercício soberano.
A soberania estatal no modelo clássico
A concepção tradicional de soberania foi fortemente influenciada pelo Tratado de Westfália (1648), que consolidou a ideia de igualdade jurídica entre os Estados e de não intervenção nos assuntos internos. Durante longo período, esse modelo permitiu que atrocidades fossem tratadas como “questões domésticas”, fora do alcance da comunidade internacional.
Nesse contexto, o governante era identificado com o próprio Estado, e seus atos, ainda que violentos ou arbitrários, eram considerados manifestações legítimas do poder soberano.
Tal visão, porém, mostrou‑se incompatível com a realidade do século XX, marcada por genocídios, campos de extermínio, limpeza étnica e repressões políticas em larga escala.
A ruptura paradigmática após 1945
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional promoveu verdadeira reconstrução normativa.
A Carta das Nações Unidas (1945) estabeleceu como fundamento da ordem internacional a dignidade da pessoa humana, a paz e a segurança coletiva. Logo em seguida, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) reconheceu que certos direitos são inerentes a todos os seres humanos, independentemente de nacionalidade ou regime político.
A partir desse momento, consolidou‑se o entendimento de que o tratamento conferido por um Estado à sua própria população deixou de ser matéria exclusivamente interna.
Formou‑se, assim, um núcleo normativo inderrogável, conhecido como jus cogens, composto por normas imperativas do Direito Internacional, entre elas:
proibição do genocídio;
proibição da tortura;
proibição da escravidão;
proibição de crimes contra a humanidade;
proibição de desaparecimentos forçados.
Essas normas vinculam todos os Estados, independentemente de ratificação formal, e não admitem derrogação nem em situações excepcionais.
Ditaduras e perda de legitimidade jurídica internacional
Regimes ditatoriais caracterizam‑se, via de regra, por:
supressão das liberdades civis e políticas;
inexistência de eleições livres;
repressão sistemática da oposição;
censura;
uso estrutural da violência estatal;
prática institucionalizada de tortura e execuções extrajudiciais.
Quando tais práticas se tornam políticas de Estado, deixa de existir o exercício legítimo da soberania e passa a existir abuso de poder internacionalmente relevante.
O Estado, nesse cenário, não atua como sujeito regular de Direito Internacional, mas como violador de obrigações fundamentais assumidas perante a comunidade internacional como um todo (obligations erga omnes).
Por essa razão, a soberania deixa de funcionar como escudo jurídico.
A responsabilidade internacional e a jurisdição penal universal
O desenvolvimento do Direito Penal Internacional reforçou definitivamente essa limitação da soberania.
A criação de tribunais internacionais ad hoc (como os tribunais para a ex‑Iugoslávia e Ruanda) e, posteriormente, do Tribunal Penal Internacional (Estatuto de Roma, 1998), consagrou a responsabilização penal individual de chefes de Estado, militares e agentes públicos por crimes internacionais.
O cargo ocupado não constitui excludente de responsabilidade.
Além disso, diversos países admitem a chamada jurisdição universal, que permite o processamento de crimes internacionais independentemente do local de sua prática ou da nacionalidade das vítimas e dos autores, justamente porque tais delitos afetam a humanidade como um todo.
O caso Pinochet, julgado no Reino Unido a partir de pedido de extradição formulado pela Espanha, tornou‑se símbolo dessa nova ordem jurídica: um ex‑chefe de Estado preso fora de seu país por crimes cometidos no exercício do poder.
A doutrina da Responsabilidade de Proteger (R2P)
No início do século XXI, a Organização das Nações Unidas consolidou outro avanço relevante: a doutrina da Responsabilidade de Proteger.
Segundo esse entendimento:
todo Estado tem o dever primário de proteger sua população;
a comunidade internacional deve auxiliar quando o Estado não tem capacidade para fazê‑lo;
quando o Estado se torna o próprio violador, a comunidade internacional pode adotar medidas coletivas, inclusive coercitivas, como último recurso.
Assim, a soberania deixa de ser concebida como poder absoluto e passa a ser entendida como responsabilidade jurídica.
O governante não é proprietário do Estado. É depositário temporário de uma função, condicionada ao respeito mínimo à dignidade humana.
Considerações finais
O Direito Internacional contemporâneo opera sob um princípio essencial: não existe soberania para o crime.
Ditaduras não representam uma forma alternativa legítima de organização política aos olhos do sistema jurídico internacional quando fundadas na violação estrutural de direitos humanos. Representam, antes, um estado de ilegalidade institucionalizada.
A proteção da pessoa humana tornou‑se valor superior à autoproteção formal dos Estados.
Portanto, diante de regimes que torturam, exterminam, silenciam e oprimem, não há que se falar em soberania, mas em responsabilidade internacional, sanções, persecução penal e, sobretudo, dever coletivo de impedir que a barbárie se normalize sob o disfarce de autoridade estatal.
Guilherme Gaeski
Advogado – OAB/PR 95.098
Especialista em Direito Civil e do Trabalho
